Metal Mecânica

VLT da Marcopolo Rail usa sistema de tração da Voith Turbo

A rota turística no Sul do país passa a contar com o Prosper, Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), da Marcopolo Rail, spin-off Marcopolo Next focada no desenvolvimento de novos modais sobre trilhos. O novo modal conta com sistema de tração Railpack  da Voith Turbo, divisão do Grupo Voith  especialista em mobilidade fornecedora de tecnologias para o transporte ferroviário.

A tecnologia RailPack permite que os VLTs trafeguem em vias não energizadas, reduzindo os custos de implantação da infraestrutura necessária para o sistema ferroviário. Nessa tecnologia, o sistema de tração integrado inclui motor, transmissão hidromecânica Diwa com unidade reversora integrada, sistema de refrigeração, sensor de Nox, quadros e suportes para fixação do conjunto no VLT.  Com esse sistema, o Prosper VLT reduzirá os custos de infraestrutura, pois irá trafegar em vias não energizadas, além de reduzir a emissão de CO2, oferecendo um menor impacto ambiental.

“O transporte público é um serviço essencial e, a busca pela eficiência alinhada à sustentabilidade, são elementos fundamentais para a mobilidade urbana. Os VLTs são uma importante alternativa de mobilidade urbana por reduzir congestionamentos, desperdício de combustível, emissões de poluentes, acidentes, além dos impactos na revitalização urbana”, afirma Adelson Martins, vice-presidente de Vendas da Divisão de Mobilidade da Voith Turbo para a América do Sul.

“O mercado metroferroviário brasileiro tem grande potencial e o Prosper VLT vem para preencher uma lacuna. Trabalhando em conjunto com parceiros como a Voith, conseguimos viabilizar a fabricação de um veículo 100% nacional nesta categoria e, portanto, bastante competitivo tanto no Brasil quanto para a América Latina para atender aos segmentos urbano, intercidades e turístico”, comenta Petras Amaral, business head da Marcopolo Next.

 

 

Sistema de tração Railpack da Voith compõe o VLT que atenderá rota turística no sul do País (Crédito: Julio Soares)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo