Metal Mecânica

Volume de pedidos para fabricantes de máquinas-ferramenta da Europa recua 14%

O volume de entrada de novos pedidos para os fabricantes de máquinas-ferramenta da Europa sofreu queda no primeiro trimestre de 2019, de acordo com o relatório trimestral da European Association for the Machine Tool Industries and Related Manufacturing Technologies (Cecimo), que reúne 15 associações nacionais de fabricantes de máquinas-ferramenta do continente europeu.

Os oito países que são os maiores fabricantes de máquinas-ferramenta da Europa registraram uma queda de 14% no volume de pedidos no primeiro trimestre, em comparação com o mesmo período de 2018. A demanda externa foi mais afetada, com queda de 17%. A demanda doméstica recuou 10%.

Entre os países produtores, as quedas mais agudas no volume total de pedidos foram registradas na República Tcheca (-27%), Alemanha (-20%) e Espanha (-16%). Quedas mais moderadas foram observadas na Itália (-7%) e Suíça (-4%). O Reino Unido, na contramão, experimentou crescimento de 15%.

Os pedidos no mercado doméstico caíram 49% na Espanha, 20% na Áustria, 12% na República Tcheca, 9% na Alemanha e na Itália.

Já no Reino Unido houve crescimento de 10% na demanda doméstica.

A demanda dos clientes internacionais caiu de forma aguda na República Tcheca (-31%) e na Alemanha (-26). Fabricantes do Reino Unido obtiveram crescimento de 19% nos pedidos do exterior e os da Áustria aumento de 3%.

Para a Cecimo, o baixo volume de pedidos deve-se à baixa confiança dos empresários e aos riscos políticos.

A Cecimo projeta que a produção de máquinas-ferramenta cresça 2% em 2019, bem menos que os 9% de 2018. A expectativa é que o consumo aumente entre 1% e 2% em 2019. Em 2018, a expansão do consumo foi de 9%.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo