Metal Mecânica

Basf apresenta nova tecnologia de moldagem de catalisadores com base em impressão 3D

A Basf apresenta a nova tecnologia X3DTM, de fabricação de aditivos para catalisadores com base na impressão 3D. Os catalisadores produzidos com esta tecnologia apresentam uma estrutura aberta, resultando na redução da queda de pressão no reator e uma alta área superficial, melhorando significativamente o desempenho dos catalisadores. A empresa tem capacidade de fornecer quantidades comerciais deste catalisador, que pode ser destinado à produção de ácido sulfúrico – insumo usado em diversas aplicações, dentre elas fertilizantes.

A tecnologia oferece uma maior liberdade no design do catalisador em comparação com as tecnologias convencionais de produção. Ela ajuda a personalizar os catalisadores de acordo com as condições e necessidades específicas dos clientes, projetando o padrão de enchimento, o diâmetro das fibras e a orientação. Os clientes podem se beneficiar de um maior rendimento do reator, maior qualidade do produto e menor consumo de energia. Os novos catalisadores são mecanicamente robustos e comprovados na operação de plantas comerciais externamente e por vários anos na Basf.

A companhia pode aplicar a tecnologia a uma grande variedade de materiais catalíticos existentes, incluindo catalisadores de metais básicos ou preciosos, assim como materiais de transporte. Os catalisadores de ácido sulfúrico O4-111 X3D e O4-115 X3D da Basf são os primeiros catalisadores produzidos com a nova tecnologia, sendo utilizados em plantas industriais.

“Com esta tecnologia, conseguimos fornecer catalisadores adaptados às necessidades de nossos clientes para ajudar a aumentar significativamente o desempenho de suas plantas, enquanto reduz o consumo de energia e aumenta a sustentabilidade no nível do cliente”, diz Detlef Ruff, vice-presidente sênior de Catalisadores de Processo da Basf. “A equipe de serviço técnico da Basf trabalhará com os clientes para identificar a melhor tecnologia catalítica para seus projetos individuais”, diz Chris Wai, vice-presidente de Catalisadores do Mercado Químico Global da empresa. (foto/divulgação)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo