Metal Mecânica

China deverá investir 1 trilhão de yuans em robótica e indústrias de alta tecnologia

A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China anunciou a criação de um fundo de capital de risco apoiado pelo estado com foco em robótica, IA e inovação de ponta. Espera-se que o fundo de longo prazo atraia quase 1 trilhão de yuans (US$ 138 bilhões) em capital de governos locais e do setor privado ao longo de 20 anos. Esta iniciativa visa continuar a história de sucesso da China impulsionada pela tecnologia na fabricação: em dez anos, a participação global do país em instalações de robôs industriais aumentou de cerca de um quinto para mais da metade da demanda total mundial.

 

“A China teve sucesso em atualizar sua indústria de manufatura em um ritmo sem precedentes”, diz Takayuki Ito, presidente da Federação Internacional de Robótica (IFR). “Com base em sua estratégia nacional de robótica lançada em dezembro de 2021, o país deu um exemplo de como fortalecer sistematicamente a competitividade.”

 

SUCESSO DA ROBÓTICA – Os fabricantes de robôs chineses conseguiram expandir significativamente sua participação no mercado doméstico: as instalações anuais de robôs industriais de fornecedores locais na China aumentaram de 30% em 2020 para 47% em 2023. Essas empresas de robôs estão se beneficiando de um crescente mercado consumidor chinês com demanda crescente por todos os tipos de bens de consumo. Várias indústrias estão expandindo sua capacidade de automação: por exemplo, em 2023, quase dois terços dos robôs industriais na indústria eletrônica estão instalados somente na China. Os fabricantes chineses fornecem 54% dos robôs industriais para esse enorme mercado doméstico e, portanto, 33% da demanda global na indústria eletrônica. Os fornecedores chineses de robôs para a indústria de metais e máquinas atingiram uma participação de mercado doméstico de 85%.

 

CAPITAL DE RISCO PARA INOVAÇÃO – Como um próximo passo importante, a China visa integrar a robótica com outras tecnologias emergentes, como inteligência artificial, componentes principais aprimorados e novos cenários de aplicação de manufatura inteligente. Isso é ilustrado pela recente iniciativa da China de posicionar robôs humanoides como uma tecnologia de vanguarda e o fundo de capital de risco apoiado pelo estado recentemente aprovado.

 

“A China demonstrou como alavancar enormes economias de escala”, diz o dr. Dietmar Ley, presidente da VDMA Robotics + Automation. “Investimentos massivos estão sendo feitos em robôs humanoides, não apenas na China, onde há uma estratégia nacional para humanoides, mas também nos EUA, onde um capital de risco significativo está impulsionando a inovação. A Europa não deve ficar para trás nesta área crítica. É essencial que a tecnologia humanoide europeia vá além dos laboratórios e entre na produção escalável e com preços competitivos. Isso requer um esforço coordenado para garantir que a Europa permaneça na vanguarda da robótica humanoide também.”

 

CONGRESSO – O 14º Congresso Nacional do Povo (NPC) realizou sua terceira sessão de 5 a 11 de março de 2025. As sessões servem como o principal órgão legislativo da China, onde são tomadas decisões sobre as leis, políticas e governança do país. O “14º Plano Quinquenal para o Desenvolvimento da Indústria de Robôs” está incluído no “14º Plano Quinquenal para o Desenvolvimento Econômico e Social da República Popular da China” e no Esboço da Visão 2035. (foto/divulgação)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios