Metal Mecânica

Cluster Automotivo Sul Fluminense busca melhor infraestrutura e desenvolvimento de fornecedores locais

O Cluster Automotivo Sul Fluminense tem como principais desafios para 2022 conseguir investimentos junto ao governo estadual do Rio de Janeiro para a área de infraestrutura rodoviária, que beneficiará a logística e transporte de colaboradores, e incentivar o desenvolvimento de competências. A expectativa é a criação do Polo Tecnológico em Resende (RJ), com investimentos do governo do Rio de Janeiro aliado ao apoio e participação do Cluster e universidades, para fomentar a aceleração de tecnologias e inovação na região, de acordo com o diretor Industrial da Planta Stellantis em Porto Real (RJ), Itamar de Souza, novo presidente do comitê diretivo do Cluster Automotivo.

O Cluster Automotivo Sul Fluminense conta com 23 empresas do segmento, como Nissan, Land Rover, Hyundai, Volkswagen e Michelin. Criado em 2013 e formado por montadoras e empresas sistemistas da região, visa fomentar o desenvolvimento do Polo Automotivo Sul Fluminense.

O plano de trabalho de Souza para este ano, no comando do cluster, é baseado em nos pilares: infraestrutura viária; capacitação técnica; monetização dos créditos de ICMS e desenvolvimento de fornecedores locais.

No quesito de infraestrutura viária, a expectativa é concretizar as obras necessárias na região, como as de melhorias no abastecimento logístico, o que reduzirá a dependência da Via Dutra; nas rotas de transporte utilizadas pelos colaboradores, bem como melhorar a conexão entre os diversos polos industriais presentes no eixo Volta Redonda-Resende-Itatiaia.

Com relação à capacitação técnica, o objetivo é trabalhar com as universidades e escolas próximas para buscar maior conexão com as necessidades industriais. Em monetização dos créditos de ICMS, o trabalho é de longo prazo e essencial para o desenvolvimento da competitividade das empresas do estado.

O último tópico se refere ao desenvolvimento de fornecedores locais. A intenção é continuar o trabalho de fundo de desenvolvimento de competências, inovação e tecnologia dos pequenos fornecedores locais para a região industrial ficar cada vez mais fortalecida, gerando emprego e renda.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo