Eletrônica e Informática

Demanda dos clientes tem papel fundamental no crescimento de projetos de produtos mais sustentáveis

As crescentes demandas dos clientes por sustentabilidade desempenham papel fundamental nos esforços de projeto dos engenheiros após mais de dois anos de interrupção causada pela pandemia de Covid-19 e a escassez contínua de componentes. Uma pesquisa recém-divulgada pelo distribuidor global de componentes Avnet constatou que a maioria (78%) dos entrevistados vê o projeto de produto sustentável como uma oportunidade e avançou na efetuação em sua estratégia de negócios.

Globalmente, os entrevistados consideraram importantes as soluções de projeto sustentável, especialmente no que tange à visibilidade em torno da disponibilidade e prazos de entrega (81%) e gerenciamento do fim da vida útil dos componentes (77%). Além disso, a pesquisa revelou quais táticas estão sendo implementadas:

– A maioria está usando ou planeja realizar o projeto para longevidade (77%) e projeto de baixo consumo de energia (77%).

– Quase dois terços usam ou planejam aproveitar a conectividade (64%), o software que prolonga a eficiência do produto ou o ciclo de vida (62%) ou projetar para a reciclagem (60%) ou a reutilização (57%).

– Cerca de metade evitou ou planeja evitar recursos não renováveis ​​(50%), planeja utilizar edge computing (48%) ou inteligência artificial (47%).

“Nossa pesquisa mais recente indica que os esforços em torno do projeto sustentável estão mais à frente do que esperávamos, especialmente devido à interrupção da disponibilidade de componentes e das cadeias de suprimentos, que têm sido um foco rigoroso nos últimos dois anos”, diz Stacy Mendez, diretora de Estratégia Global, Planejamento e ESG, Avnet. “É encorajador ver as empresas redirecionando esse foco para esforços que podem ajudar a promover o projeto sustentável em componentes e, além disso, em seus produtos finais.”

A Avnet descobriu que a demanda do cliente é, de longe, o impulsionador mais eficaz por trás do uso de táticas de design sustentável por seus clientes. Quatro em cada dez (40%) dizem que a pressão do cliente será o catalisador mais eficaz. Menos de um quinto acredita que as regulamentações governamentais (15%) ou o desejo de obter uma vantagem competitiva (10%) serão um catalisador eficaz para o avanço do uso de táticas de design sustentável.

“Está claro que os clientes estão buscando opções sustentáveis, o que significa que a demanda por produtos com projeto sustentável continuará crescendo”, acrescenta Mendez. “Os engenheiros devem buscar oportunidades para incorporar o design sustentável desde o início do processo de desenvolvimento do produto. É aí que reside a oportunidade para os clientes aproveitarem os recursos de projeto e engenharia de um distribuidor de ponta a ponta para orientá-los desde a concepção até o desenvolvimento do produto, até o fim da vida útil, com as prioridades de sustentabilidade em mente.”

A pesquisa de Avnet Insights foi realizada com 149 entrevistados globais. Regionalmente, os entrevistados foram baseados nas Américas, Emea, Ásia e Japão. A pesquisa foi realizada online de 1º a 16 de junho de 2023, usando o banco de dados global de clientes da companhia.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo