Metal Mecânica

Horse fornecerá 12.000 motores de 1.0 litro e 3 cilindros “HR10” por ano para a Lecar

A Horse assinou seu primeiro acordo para produzir motores com a tecnologia Range Extender para o veículo de passeio Lecar 459 Hybrid. Previsto para ser lançado em 2026, o Lecar 459 Hybrid será o primeiro veículo da Lecar, nova montadora brasileira de veículos elétricos e híbridos, fundada pelo empresário brasileiro Flávio Figueiredo Assis.

 

A Horse, inicialmente, fornecerá à Lecar 12.000 unidades anuais de seus motores ‘HR10’ de 1.0 litro e 3 cilindros, com a possibilidade de aumento de volume, conforme a demanda. Os motores HR10 são projetados para operar com gasolina e etanol.

 

As unidades HR10 servirão como motor a combustão no powertrain da tecnologia Range Extender do Lecar 459 Hybrid. “Para a Lecar, este acordo permite à marca utilizar o motor HR10 da Horse para um EREV de passageiros, após comprovado sucesso em soluções de Range Extender para veículos comerciais leves. Para a Horse, este é um passo monumental no fornecimento de motores a combustão para Range Extenders para veículos de passageiros. Este acordo sinaliza nosso compromisso com o Brasil, um dos mercados automotivos mais potentes do mundo. Também destaca nosso compromisso com a inovação em EREVs, uma das categorias de veículos que mais cresce globalmente, e a nossa capacidade de apoiar marcas e OEMs no desenvolvimento de veículos elétricos e com motor a combustão”, destaca Matias Giannini, CEO da Horse Powertrain Limited.

 

Ao contrário dos PHEVs tradicionais, o motor a combustão de um EREV nunca aciona diretamente as rodas do carro – ele fornece carga para a bateria do veículo por meio de um gerador elétrico a bordo.

Isso permite que o motor a combustão opere em seu estado de maior eficiência, minimizando o consumo de combustível e as emissões. Quando a bateria está totalmente carregada, o motor do EREV é automaticamente desligado.

 

A bateria também pode ser carregada de forma semelhante a qualquer outro EV, usando um carregador público ou uma fonte de energia doméstica. Quando utilizado com combustíveis de baixo carbono, como os flex, populares no mercado brasileiro, a pegada de carbono do EREV é comparável a um EV.

 

“A Horse foi o parceiro natural para o novo carro híbrido de passeio da Lecar. Nosso motor HR10, fabricado em Curitiba, para a tecnologia Range Extender, já equipa um veículo comercial leve, o que o torna uma tecnologia comprovada no mercado. Por isso, nos tornamos o fornecedor perfeito para a visão da Lecar. Este é um marco significativo para a Horse, que continua a cumprir sua estratégia de desenvolver soluções sob medida para cada mercado. Mais uma vez, demonstramos nossa liderança tecnológica e industrial, e estou extremamente orgulhoso das equipes da Horse em todo o mundo, que contribuíram para esse sucesso de engenharia e comercial”, reforça Patrice Haettel, CEO da Horse.

 

Este acordo ocorre após o desenvolvimento do primeiro protótipo do Lecar 459 Hybrid, em agosto, quando a empresa comprou uma unidade HR10 para testes e configuração em seu veículo de teste.

Produzido na planta da Horse em Curitiba, o motor HR10 da Horse, de 125 cv de potência e 220 Nm de torque, graças à injeção direta de combustível, comando duplo de válvulas e turbocompressor. Além do HR10, o Lecar 459 Hybrid utilizará um gerador elétrico da WEG – parceiro de componentes elétricos da Horse para solução Range Extender.

 

“Nossa equipe tem um plano extremamente ambicioso para o Lecar Hybrid 459, primeiro EV totalmente brasileiro. A Horse é o parceiro ideal, além de ser um fornecedor de classe mundial, líder na indústria de motores a combustão. A Horse está perfeitamente alinhada com a visão da Lecar de revolucionar o mercado automotivo brasileiro com soluções produzidas localmente”, completa Flávio Figueiredo Assis, fundador e CEO da Lecar. (foto/divulgação)

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