Eletrônica e Informática

ISA anuncia instalação de sistema inédito no país para proporcionar mais flexibilidade sistema de transmissão de energia

A empresa de transmissão de energia ISA Energia Brasil iniciou a instalação do primeiro sistema FACTS (Flexible Alternating Current Transmission Systems) do tipo Smart Valves (M-SSSC | Modular – Static Synchronous Series Compensator ou Compensador Estático Síncrono Série Modular, na tradução) no sistema elétrico nacional. Esta tecnologia inédita no Brasil proporcionará maior flexibilidade e estabilidade ao sistema de transmissão, redirecionando o fluxo de energia dos circuitos sobrecarregados para os mais ociosos. Assim, é possível postergar investimentos em novas obras e evitar a construção de novas linhas de transmissão.

 

A solução proposta pela companhia foi aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 18 de setembro de 2024 e está sendo instalada inicialmente na subestação Ribeirão Preto (SP) a fim de atender a uma necessidade emergencial da região, em especial da demanda industrial por energia. Posteriormente, será transferida para as subestações Votuporanga e São José do Rio Preto (SP) em 2027, a fim de evitar obras adicionais envolvendo linhas de transmissão.

 

BENEFÍCIOS – Redirecionamento do fluxo de energia dos circuitos sobrecarregados para outros mais ociosos, maximizando o aproveitamento do sistema elétrico existente.

 

Otimização do uso das linhas de transmissão existentes, evitando a necessidade de obras convencionais.

 

Maior flexibilidade e estabilidade operativa ao sistema elétrico.,

Contribuição significativa para a transição energética, permitindo melhor integração de fontes renováveis e menor impacto ambiental.

 

“Estamos entusiasmados com o início da instalação do primeiro sistema FACTS, do tipo smart valves, do sistema de transmissão nacional na subestação Ribeirão Preto, um passo significativo na modernização da nossa infraestrutura de transmissão de energia e que vai trazer mais eficiência, flexibilidade e confiabilidade para o sistema elétrico”, afirma Dayron Urrego, diretor de projetos da ISA Energia Brasil.

 

Os dispositivos foram importados dos Estados Unidos e o investimento é de cerca de R$ 75 milhões para a primeira fase na região de Ribeirão Preto, com custo adicional de R$ 15 milhões para o transporte e a instalação permanente dos equipamentos na segunda fase, contemplando a região de Votuporanga e São José do Rio Preto. (foto/divulgação)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios