Metal Mecânica

Mapal lança ferramentas para usinagem de titânio

A Mapal lança novas brocas e fresas com insertos intercambiáveis para usinagem de titânio. Ao projetar as ferramentas, a companhia seguiu os requisitos de usinagem de titânio estabelecidos pelos mercados-alvo. A gama de diâmetros disponíveis é ampla, começando com tamanhos pequenos de 3 mm, como muitas vezes exigido na tecnologia médica, passando pelos tamanhos médios para componentes de carros esportivos até as ferramentas grandes para construção de aeronaves e tecnologia de energia. Em testes, a empresa registrou vida útil de 25 a 35% mais longa para suas ferramentas em comparação com os concorrentes.

BROCA – O foco no desenvolvimento da Mega-Speed-Drill-Titan foi na eficiência de custos com a máxima produtividade possível. “Nosso objetivo era desenvolver uma broca de metal duro que pudesse operar com uma taxa de avanço muito alta em materiais de titânio, resultando em custos de ciclo muito baixos”, explica Jens Ilg, da Unidade de Negócios Aeroespacial da companhia. “Em contraste com as áreas de montagem na construção de aeronaves, onde nenhum lubrificante de resfriamento ou apenas uma pequena quantidade de MQL pode ser usada devido às montagens já finalizadas, o lubrificante de resfriamento pode ser usado na produção de peças em centros de usinagem para usinar titânio de forma eficiente.”

A Mapal equipou a broca com quatro chanfros-guia para uma ótima circularidade. Arestas de corte convexas e um revestimento eficiente permitem aumentos na vida útil da ferramenta em até 30%. Para obter o fluxo máximo de refrigeração para aresta principal, o canal de refrigeração não é aberto na direção do canal de cavacos, mas a refrigeração é guiada ao longo da superfície externa para trás. Desta forma, os chanfros de guia experimentam o resfriamento máximo, dissipando o calor gerado de forma eficaz. A empresa usa um novo design para o canal de cavacos para produzir os menores cavacos possíveis e descarregá-los através do canal. As peças típicas que podem ser criadas com a broca, que atinge uma velocidade de corte de até 40 m/min, são peças estruturais na indústria aeroespacial, por exemplo, suportes para a caixa da asa ou o trem de pouso com seus numerosos furos.

FRESA – A fresa de desbaste-acabamento OptiMill-Titan-HPC é uma ferramenta versátil. Também é indicada para fabricantes menores, que preferem não ter uma única fresa para cada tipo de usinagem. A ferramenta de metal duro pode realizar operações de desbaste e também pode ser usada para corte de acabamento. A preparação especial da aresta de corte produz superfícies limpas e permite o acabamento até uma profundidade de trabalho de 2xD. Em conjunto com o mandril de fresamento Mapal, é possível o fornecimento de refrigerante através da haste. O núcleo desta fresa com quatro arestas de corte se eleva da aresta de corte até a haste, proporcionando maior estabilidade.

O espaçamento das arestas de corte e o passo das espirais são irregulares para obter um funcionamento suave. O revestimento, que contém silício, e as ranhuras de cavacos polidas são altamente resistentes ao calor, neutralizam a tendência à adesão e, portanto, garantem bom escoamento de cavacos. As fresas OptiMill-Titan-HPC estão disponíveis na faixa de diâmetro de 4 a 25 mm. Dimensões especiais também estão disponíveis.

INSERTO – A família de ferramentas NeoMill-Titan com insertos intercambiáveis ​​para usinagem de titânio consiste em fresas de facear de topo nas versões de encaixe e haste, bem como fresas de canto no portfólio padrão. A companhia desenvolveu a topografia do inserto intercambiável a partir do zero para uma ótima formação e evacuação de cavacos. Um conceito de material de corte igualmente novo minimiza o desgaste e evita que o titânio grude. Os raios de canto disponíveis de 0,8 mm a 4 mm são adaptados para peças estruturais na indústria aeroespacial. Para economizar peso, vários bolsões são fresados, e seu contorno final já deve ser obtido por pré-desbaste da melhor forma possível. Na fabricação de estruturas de estabilizador vertical, ​​cerca de 90% do material é removido.

A companhia oferece os insertos intercambiáveis ​​com dois substratos diferentes. Uma classe é projetada para aplicações universais e destina-se a clientes cujo foco é mais no preço do produto e menos no custo por peça. A segunda classe é mais resistente à temperatura, permitindo velocidades de corte mais altas e a usinagem de material de titânio mais recozido. Velocidades de corte de até 70 m/min podem ser alcançadas.

O corpo da ferramenta também foi recentemente desenvolvido para as pastilhas de alta tecnologia. Com formas fluidas, os canais de cavacos transportam os cavacos para fora da zona de cisalhamento. O refrigerante é alimentado axialmente diretamente através do mandril de fresagem. O espaçamento desigual das pastilhas proporciona estabilidade adicional e funcionamento suave. A fresa inteira é basicamente um corpo oco com uma grande câmara no centro, de onde o refrigerante é conduzido para cada inserto. As saídas de refrigerante são projetadas de forma variável. Ao trocar um pino rosqueado, o operador pode regular a vazão para cada aresta de corte individual.

A Mapal fornece as fresas de canto para titânio em diâmetros de 40 mm a 125 mm. As fresas de facear estão disponíveis com diâmetro de 32 mm a 80 mm. Dimensões especiais também estão disponíveis mediante solicitação.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo