Mitsubishi Electric e parceiros desenvolvem tecnologia de impressão 3D de ligas de magnésio
A Mitsubishi Electric Corporation, o Centro de Pesquisa de Magnésio (MRC) da Universidade de Kumamoto, a Toho Kinzoku CO., LTD. e a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa) anunciaram a primeira tecnologia de manufatura aditiva (AM) de alta precisão da indústria de impressão 3D para uso de ligas de magnésio em uma impressora 3D de metal a laser por meio do método de deposição de energia direcionada (DED), marcando um salto significativo na fabricação industrial.
Desbloquear o potencial para processar ligas de magnésio com precisão e complexidade incomparáveis abrirá caminho para componentes de foguetes, automóveis, aeronaves etc. Componentes de ligas de magnésio são mais leves e mais resistentes do que aqueles feitos de ferro ou alumínio, levando a uma melhor eficiência de combustível e, no caso de foguetes, à redução de custos de produção. Além disso, os processos de produção previstos, baseados numa impressora de metal 3D a laser, serão mais eficientes em termos energéticos e gerarão menos emissões de gases de efeito de estufa em comparação com os processos convencionais, prometendo fornecer soluções de baixo impacto para uma maior sustentabilidade.
Desde setembro de 2022, os membros do consórcio têm conduzido pesquisas conjuntas no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento de Sistema de Transporte Espacial Futuro Inovador da Jaxa, trabalhando para reduzir o peso de foguetes e reduzir assim os custos. Além dos foguetes, a necessidade de redução de peso de veículos aumentou nos últimos anos devido a fatores que incluem a mudança para a mobilidade elétrica e a crescente procura de aeronaves comerciais. Dessa forma, as ligas de magnésio atraem a atenção de muitos setores.