Metal Mecânica

Pedidos de máquinas-ferramenta nos EUA crescem em março, mas desempenho é negativo no primeiro trimestre

Pedidos de tecnologia da manufatura nos EUA, medidos pelo U.S. Manufacturing Technology Orders Report, publicado pela AMT – The Association For Manufacturing Technology, atingiram US$ 435,7 milhões em março de 2024. Os pedidos cresceram quase 25% em relação a fevereiro de 2024. Os pedidos de março normalmente apresentam um grande aumento em relação a fevereiro, já que muitas empresas de tecnologia de manufatura encerram seu ano fiscal em março. Embora o aumento típico em relação a fevereiro tenha sido observado nos dados, os pedidos de março de 2024 foram 21,3% inferiores aos de março de 2023. Os pedidos acumulados no ano atingiram US$ 1,13 bilhão, um declínio de 18,6% em relação aos pedidos no primeiro trimestre de 2023.

 

As previsões do início do ano baseavam-se, na época, na tese amplamente aceita de que o Federal Reserve reduziria as taxas de juro três vezes ao longo de 2024. Com o passar do tempo, a inflação permaneceu elevada, o mercado de trabalho manteve a sua força e a probabilidade de cortes nas taxas diminuiu. Isto levou à estratégia de taxas de juro “mais altas durante mais tempo” da Federal Reserve, que tem limitado o crescimento e causado alguma hesitação no investimento empresarial. Apesar deste desconforto geral, continuam a existir várias oportunidades impulsionadas pelos gastos do governo e pelo avanço tecnológico.

 

Os pedidos das indústrias que prestam serviços para terceiros aumentaram em março de 2024 para o nível mais alto desde o ano passado. Apesar deste aumento, a média de pedidos mensais de prestadoras de serviços é 11,3% menor em 2024 do que em 2023. Os clientes que encomendam peças de prestadoras de serviços têm se afastado cada vez mais dos ciclos de aquisição de longo prazo, fazendo pedidos mês a mês ou compras esporádicas e pontuais. Como resultado, as prestadoras de serviços hesitam em fazer investimentos adicionais em máquinas.

 

Os fabricantes de equipamentos de geração elétrica e transmissão de energia ajudaram a impulsionar o aumento nas encomendas de fevereiro para março de 2024, que atingiu o nível mais alto desde março de 2023. As encomendas deste setor apresentavam uma tendência ascendente desde setembro de 2023 devido ao investimento governamental em novas tecnologias energéticas. Este setor está posicionado para se tornar uma fonte de crescimento no futuro devido à crescente necessidade de energia à medida que a economia se torna mais digitalizada e a IA começa a desempenhar um papel mais importante na vida cotidiana.

 

Contrariando a tendência nacional, tanto as regiões Sudeste quanto Oeste dos EUA apresentaram crescimento nos pedidos de tecnologia da manufratura na comparação dos primeiros trimestres de 2023 e 2024. Os pedidos no Sudeste foram impulsionados por um aumento maciço nos pedidos do setor aeroespacial, conforme o investimento militar em projetos aumentou em últimos meses, e alguns fabricantes mudaram-se de estados com ambientes de negócios menos favoráveis. O crescimento no Oeste foi impulsionado por encomendas de fabricantes de computadores e equipamentos elétricos, à medida que o investimento governamental e privado na fabricação de semicondutores entram em operação.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios