Metal Mecânica

Pedidos de tecnologia da crescem 4,3% em junho nos EUA, mas recuam 10,7% no acumulado do primeiro semestre

Os pedidos de tecnologia da manufatura, medidos pelo relatório US. Manufacturing Technology Orders (USMTO), publicado pela AMT – The Association For Manufacturing Technology, totalizaram US$ 402,3 milhões em junho de 2024. Os novos pedidos de máquinas para metalurgia aumentaram 4,3% em relação a maio de 2024, mas caíram 1,6% em relação a junho e 2023. Os pedidos acumulados no ano atingiram US$ 2,2 bilhões, uma queda de 10,7% em comparação com o primeiro semestre de 2023.

 

Embora o valor dos pedidos tenha mantido o dinamismo em junho de 2024, com o valor médio aumentando significativamente, o número de unidades encomendadas no mês caiu para 1.471 unidades, o nível mais baixo desde julho de 2023. Esta divergência indica que os fabricantes estão geralmente investindo em tarefas mais automatizadas para soluções específicas. Esta tendência é ainda confirmada, uma vez que a inflação de máquinas-ferramentas, medida pelo índice de preços no produtor, se manteve relativamente estável nos últimos meses.

 

Os pedidos das indústrias que produzem para terceiros em junho de 2024 caíram mais de 10% em relação a maio de 2024, tanto no número de unidades encomendadas quanto no valor total do pedido. Ao longo do primeiro semestre do ano, o valor destas encomendas foi o mais baixo desde o primeiro semestre de 2020, mas o número de unidades encomendadas caiu ainda mais, atingindo o nível mais baixo desde o primeiro semestre de 2010.

 

Os fabricantes de metais primários também reduziram as encomendas de máquinas em 2024, caindo para os níveis mais baixos, tanto em número de unidades como em valor, desde o primeiro semestre de 2010. A procura de maquinários neste setor tem diminuído. De acordo com a World Steel Association, a produção global de aço no primeiro semestre de 2024 permaneceu estável em comparação com o primeiro semestre de 2023.

 

Uma exceção notável a esta tendência recente é o setor aeroespacial, que aumentou as encomendas no primeiro semestre de 2024 para o maior número de unidades desde o primeiro semestre de 2018, mas o valor das encomendas permanece cerca de 2% abaixo dos pedidos feitos no primeiro semestre de 2022. Com a utilização da capacidade no setor aeroespacial atingindo picos no período pós-Covid, os fabricantes necessitam de máquinas adicionais para atender a procura crescente.

 

As encomendas de tecnologia de produção caíram quase 11% no primeiro semestre de 2024 em comparação com 2023, mas essa diferença diminuiu nos últimos meses depois que o início do ano não conseguiu atender às expectativas otimistas devido aos cortes previstos nas taxas de juros, pelo fortalecimento do consumo e pelo sentimento empresarial. Apesar da incerteza persistente em torno da política de taxas de juro da Federal Reserve, das eleições pendentes e da escalada das tensões geopolíticas, o resto de 2024 parece pronto para uma recuperação na procura de tecnologia de produção – talvez ainda mais com a abertura do IMTS 2024 – The International Manufacturing Technology Show em setembro Chicago, diz a AMT.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios