Proteste dá dicas para recuperar o sinal da internet
A internet é fundamental para qualquer pessoa hoje em dia. Todo mundo utiliza a conexão em computadores e celulares, diariamente, e ficar sem ela pode causar desespero e vontade de entrar em contato com o SAC para resolver o problema. Mas, muitas vezes, é possível recuperar o sinal da internet sem recorrer ao serviço de atendimento ao cliente.
Com mais pessoas em casa por causa da pandemia e com a família usando a internet por mais tempo e para mais atividades, é normal que o sinal possa oscilar ou mesmo ficar indisponível por alguns momentos do dia. Não à toa, os problemas de acesso estão entre as principais queixas dos consumidores .
Porém, não é preciso esperar horas e horas para que o sinal de internet seja restabelecido. É possível recuperar a conexão em casa por meio de 6 medidas simples. Claro, se nenhuma dessas opções solucionar o problema e será preciso falar com a operadora do serviço. Se nem o contato com a empresa resolver, a Proteste mostra o que fazer com ajuda de especialistas em defesa do consumidor.
OPÇÕES -Antes de ligar para o SAC, tente algumas práticas para restabelecer o sinal de internet. Afinal, pode ser mais rápido e menos estressante resolver o problema por conta própria. Além disso, muitas empresas, ao receber relatos sobre problemas com internet, dão as mesmas instruções listadas abaixo.
1 – Reiniciar o modem
Já reparou que essa é sempre a primeira coisa que o atendente do SAC pede pra você fazer em caso de queda do sinal de internet? Pois, esse não é um procedimento padrão feito para enrolar o usuário. Trata-se de um dos métodos mais eficazes para a recuperação do sinal. Portanto, se a internet cair, desligue o modem e ligue novamente após alguns minutos.
2- Troque o wi-fi pelo cabo LAN
A conexão sem fio, até agora, não é mais rápida e estável que o sinal fornecido por um cabo LAN. Por isso, para saber se a internet fora do ar é um problema do sinal de wi-fi, conecte um cabo LAN saindo diretamente do modem para o seu computador. Se a conexão voltar a funcionar, significa que o problema está no wi-fi. E, provavelmente, só será resolvido investindo em um novo roteador ou pedindo a troca pela operadora, caso o roteador seja um aparelho cedido.
3 – Checagem dos cabos
Um único cabo de conexão desgastado pode interromper sua conexão ou deixá-la mais lenta . Por isso, verifique a qualidade dos fios. Para isso, procure ter alguns cabos em casa para emergências que precise substituí-lo. Isso vale tanto para o cabo que sai da parede para o roteador, quanto para os cabos que chegam ao PC.
4- Mude o canal da rede wi-fi
Aqui, já estamos em um campo mais técnico, porém nada complicado. Reconfigure seu roteador pelo endereço padrão, que normalmente é 192.168.1.1.
Busque por configurações, ou settings, em inglês, depois WLAN, ou wireless, e altere o “channel”. Outra opção é tentar usar o software inSSider, ou algum semelhante, para descobrir qual canal tem o melhor desempenho .
5- Reveja sua senha de proteção
Você já pensou que vizinhos podem estar “roubando” a sua internet? Se o seu sinal é aberto, não precisa de senha para conectar, essa é uma possibilidade bem real.
Muitas pessoas podem estar conectadas à sua rede e fazendo a velocidade diminuir ou cair. Por isso, busque colocar senhas, de preferência, não comuns. Assim, apenas pessoas autorizadas vão poder usar sua rede.
6- Avalie programas, firewall e vírus
Caso a internet esteja instável em apenas um dispositivo na sua casa e boa em outros, é provável que esteja com algum problema, como um vírus ou qualquer outro malware. Descubra o problema testando a conexão em outros dispositivos.
Se estiver tudo bem com os outros, tente identificar o que pode estar prejudicando a conexão em apenas um aparelho específico, com o uso de programas internet security .
SAC – Se depois de tentar todas as opções a internet continua ruim, então é preciso pedir ajuda à operadora de internet que o serviço foi contratado. Ela prontamente vai atuar para solucionar o problema. Informe todos os passos que já foram realizados, assim, a empresa saberá quais alternativas de restabelecer o sinal de internet não deram certo.
Antes de ligar para o SAC, contudo, é necessário que o consumidor verifique não só as condições do seu contrato, como também o pagamento das faturas. Após a confirmação, é necessário que o consumidor informe a data e horário que o serviço foi suspenso.
“Segundo determina a Lei do SAC, a operadora é obrigada a fornecer não só o número do protocolo das ligações, como também sua gravação, que deverá ficar disponível por 90 dias, a pedido do consumidor. Esse, por sua vez, poderá realizar a gravação das mesmas, sendo necessário, nesse caso, que seja informado ao atendente sobre o mesmo”, afirma o especialista em Defesa do Consumidor da Proteste, Adriano Fonseca.
“Com o protocolo, o consumidor conseguirá acompanhar o procedimento relacionado à reclamação aberta. Caso não seja resolvido pelo SAC, ele poderá informar o protocolo em demais tentativas, como no pedido de auxílio de nossos especialistas”, complementa.