Eletrônica e Informática

Serpro implanta o conceito de acessibilidade by design nas suas soluções

A inclusão digital é um compromisso do Serpro presente em sua agenda ESG. No item Social do documento há, entre outras missões, a busca pela acessibilidade digital, o que permite a inclusão das pessoas com deficiência no uso das soluções digitais da empresa. Diante disso, construir soluções concebidas com acessibilidade digital é um dos grandes desafios da estatal ano de 2024.

 

“Esse novo posicionamento está sendo possível através dos conceitos e orientações propostos pela acessibilidade by design. Um score que mede o quanto acessível está a solução será o norteador principal da evolução da acessibilidade desses produtos. Um dos parâmetros que indica a qualidade de uma solução digital é a existência da acessibilidade em seu escopo e sua existência não onera o tempo final da sua construção”, ressalta o analista de Desenvolvimento da estatal, Antulio de Oliveira.

 

O tema Acessibilidade foi incluso como meta do planejamento estratégico do Serpro para 2024. “Acreditamos que a acessibilidade não se trata apenas de uma obrigação legal ou de uma prática recomendável, mas sim de um compromisso ético e social. Considerá-la desde as fases iniciais do projeto é fundamental para garantir que nossos produtos e serviços sejam acessíveis a todas as pessoas, independentemente de suas habilidades ou características”, destaca o gerente de Soluções do Serpro, Marcos Alves Martins.

 

Em 2023, a empresa treinou mais de 600 empregados em acessibilidade digital, demonstrando o seu compromisso com essa causa. Para esse ano, foi estabelecida a meta de que 50% dos novos sistemas compostos por interface web sejam desenvolvidos com acessibilidade desde as etapas iniciais. Isso significa que esses sistemas deverão ter um Score de Acessibilidade igual ou superior a 95.

 

“Com o design acessível, nossos serviços irão oferecer interfaces digitais que podem facilmente ser utilizadas por todos. O Serpro vai garantir que todos os usuários tenham acesso igualitário à informação e possam utilizar os serviços de forma intuitiva e interagir com seu conteúdo de maneira eficaz”, completa Ariadne Fonseca, diretora de Desenvolvimento do Serpro.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios