Eletrônica e Informática

Testes essenciais

Veja como soluções para teste de conectores contribuem para a evolução da eletrônica automotiva

Veja como soluções para teste de conectores contribuem
para a evolução da eletrônica automotiva

O desenvolvimento do automóvel em direção a um veículo neutro para o clima, conectado em rede e autônomo depende, em grande parte, do progresso da eletrônica instalada. A transmissão de dados em tempo real não representa apenas um desafio tecnológico para componentes como conectores, mas também requer uma tecnologia de teste eficiente que ajuda a garantir a qualidade e reduzir custos.

O aumento constante do número de componentes eletrônicos instalados no veículo não é apenas um desafio tecnológico, mas também causa um aumento dos preços: em 1970, o custo da eletrônica veicular era de apenas 5%; em 2030, ele terá aumentado para cerca de 50% – alimentado por megatendências como 5G, eletromobilidade e direção autônoma. Desde o nível de componente até a montagem das placas de circuito impresso, passando pelos quilômetros de cabos e centenas de conectores – todos esses componentes e subsistemas têm que ser testados e validados.

 

Produtos INGUN para teste de dispositivos eletrônicos

 

blank

HFS-819 para testes de conectores HSD (High-Speed-Data)

 

Assim, os fabricantes de automóveis e fornecedores de peças são confrontados com o desafio de realizar uma produção com defeito zero sem aumentar as despesas com testes e qualidade de forma astronômica. Para garantir que os custos da eletrônica veicular em particular não fiquem fora de controle, são necessárias soluções de teste inovadoras que combinem confiabilidade absoluta com eficiência e, portanto, economia de custos. Há muito tempo, a INGUN é especializada em testes de tecnologia e trabalha em estreita colaboração com fornecedores líderes em eletrônica automotiva para fornecer soluções inovadoras – mostradas aqui como exemplo na área de teste de conectores.

Confiabilidade e eficiência – Os conectores para a indústria automotiva se desenvolveram consideravelmente nos últimos 20 anos, de modo que é possível transmitir quantidades cada vez maiores de dados e frequências cada vez mais altas. Começando com o primeiro conector Fakra em 2000, foi desenvolvida uma variedade muito grande de conectores de alto desempenho. O teste desses conectores geralmente ocorre no soquete, que é soldado em uma placa de circuito impresso.

A INGUN oferece a solução de teste adequada para quase todas as variantes (incluindo todas as versões macho/fêmea) e está continuamente desenvolvendo novas soluções de teste para os seguintes requisitos gerais:

– contato preciso e de baixo desgaste

– vida útil otimizada

– transmissão de dados confiável

–  montagem flutuante

– interfaces de comunicação através do conector original

No caso dos conectores Fakra, que são adaptados às condições de uso automotivo (temperatura, vibração etc.), além da flexibilidade para as inúmeras versões, existem outros requisitos, como um bom desempenho em alta frequência de até 6 GHz. Esta é a única maneira de garantir que a simples transmissão de sinais de antena, sinais para sistemas de entrada, tecnologia de câmera e comunicações móveis, até GPS e telemática, funcionem de forma confiável.

Taxas de dados e frequências – O desenvolvimento da primeira geração de conectores Fakra levou à criação da versão em miniatura dos conectores coaxiais da série HFM. Eles operam em frequências de até 15 GHz e alcançam taxas de transmissão de dados de até 20 Mbit/s – e tudo isso com um peso menor e até 80% menos espaço de instalação. Com sua forma compacta e seu desempenho, criamos pré-requisitos para novos sensores e para eletrificação do veículo, o que é fundamental especialmente para a direção autônoma – quando uma grande quantidade de dados de diferentes sensores, câmeras, painéis de controle e HMIs devem ser transmitidos em tempo real.

Para testar os sofisticados miniconectores, a INGUN oferece um portfólio completo de agulhas de teste de alta frequência ou dipolo. Podem ser construídos em módulos, de modo que as combinações de agulhas de teste estejam disponíveis para conectores simples, duplos e quádruplos – também aqui em todas as versões macho e fêmea. Dependendo do fabricante, tanto o cabo de alta velocidade SMPM ou uma conexão de solda especial são usados como interface para o sistema de teste. Também como no Mini-Fakra, o foco não está somente na confiabilidade absoluta, mas também no desempenho otimizado de alta frequência para a rápida transmissão de dados.

Exigências especiais – Graças à sua grande capacidade de fabricação e ao know-how acumulado ao longo de décadas, a INGUN é capaz de fornecer soluções de teste inovadoras e eficientes, mesmo para aplicações específicas. Isto se aplica, por exemplo, à série HFS-819, uma solução de teste especialmente desenvolvida para conectores HSD (High-Speed-Data). A inovadora agulha de teste de alta frequência permite a transmissão de taxas de dados de até 1,6 Gbit/s – por exemplo, para sinais LVBS, GVIF ou USB – e pode ser movido livremente para garantir uma conexão ideal ao conector.

 

blank

HFS-807 para testes de conectores Rosenberger HSD (High-Speed Data)

 

Outro exemplo desta linha é a série HFS-802, uma agulha de teste de RF para conectores diferenciais totalmente blindados H-MTD, que estão se tornando cada vez mais importantes para a indústria de veículos autônomos – o alto desempenho é combinado com uma caixa robusta e econômica em termos de espaço. Também aqui, o grau de modularidade do sistema de teste corresponde ao do sistema de conectores (simples, duplo, quádruplo); além disso, o cabo original serve como interface de comunicação.

Além das soluções aqui mencionadas, a INGUN oferece uma ampla gama de soluções de teste com valor agregado para diferentes aplicações, as quais garantem testes confiáveis e econômicos de dispositivos eletrônicos. Por último, mas não menos importante, a empresa está continuamente desenvolvendo novas soluções de teste para atender à crescente e dinâmica demanda da indústria eletrônica.

A empresa – Desde 1971, a INGUN Prüfmittelbau GmbH é um dos principais fabricantes de agulhas de teste com mola e jigas de teste para diferentes aplicações. A qualidade Made in Germany forma a base das soluções personalizadas da INGUN, pois a produção realiza-se exclusivamente nas instalações de sua fábrica, em Constança, próxima ao lago com o mesmo nome. Cerca de 450 funcionários em 23 localidades em todo o mundo se dedicam aos clientes e oferecem serviços customizados para atender as diferentes necessidades de cada região.

Com seu conhecimento diversificado e compromisso com a qualidade, a INGUN presta uma importante contribuição para o desenvolvimento de novas tecnologias, como o 5G, e oferece suporte a clientes de diferentes indústrias, como automotiva, aeroespacial, telecomunicações e tecnologia médica. Como fabricante experiente e parceiro de desenvolvimento, a INGUN permite que esses clientes possam assegurar uma excelente qualidade e um contato 100% confiável.

(*) A autora é coordenadora de Marketing da INGUN.

 

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo