Ufam propõe o uso de dirigível integrado a outras tecnologias para combater o crime em Manaus
Universidade Federal do Amazonas (Ufam) desenvolve o projeto “Sistema de Monitoramento e Segurança do Transporte Especial no Distrito Industrial”. Apresentado à Suframa no dia 5 de abril, o projeto prevê a utilização de um dirigível, integração de plataformas robóticas aéreas, com sensores, câmeras e aplicativos em celulares para criar uma rede de informação e usar inteligência artificial para prever e combater crimes em Manaus (AM).
A proposta é integrar, por meio de um sistema conhecido como “Cyber Sistem”, sensores e sistemas de comunicação em plataformas que coletem e distribuam essas informações a partir de um dirigível. A tecnologia possibilitaria uma maior interação com o ambiente e ajudaria nas ações de segurança, tanto para as empresas quanto para os trabalhadores que utilizam o transporte especial na localidade. Também colaboraria com o trabalho da polícia, desde a concepção à execução do projeto.
“Acredito que iniciativas como essa são essenciais para o desenvolvimento de tecnologias que possam ajudar a promover um ambiente mais seguro para todos. É muito interessante ver como a tecnologia está sendo usada de forma tão abrangente para lidar com questões de segurança pública”, salientou José Pio, que integra o Instituto de Computação da Ufam.
A integração e o gerenciamento das informações provenientes do dirigível seriam realizados por meio de um sistema de comunicação e processamento de dados embarcado, que pode enviar as imagens capturadas, geolocalização e outras informações para uma estação terrestre ou centro de operações.
O dirigível oferece vantagens significativas em termos de custo, ruído e autonomia, o que o torna uma opção muito para monitoramento contínuo de áreas específicas, segundo informou a equipe da Ufam.
Na avaliação de quem busca novas tecnologias para melhorar a segurança da área e do Distrito Industrial, o projeto pode ser uma grande aliado no trabalho policial. (foto/divulgação)