Eletrônica e Informática

A receita global das dez principais design houses de circuitos integrados cresce 32%

A receita combinada das dez maiores design houses de circuitos integrados atingiu US$ 39,56 bilhões no segundo trimestre de 2022, crescendo 32% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O crescimento foi impulsionado principalmente pela demanda por data centers, redes, IoT e portfólios de produtos de ponta. A AMD obteve sinergia por meio de fusões e aquisições. Além de subir para o terceiro lugar, a empresa também apresentou a maior taxa de crescimento anual de receita no segunto trimestre de 202, com 70%, segundos estatísticas da TrendForce.

A Qualcomm permanece na posição número 1 em todo o mundo, exibindo crescimento nos setores de telefonia móvel, front-end de RF, automotivo e IoT. As vendas de APs de telefonia móvel de médio/baixo valor foram fracas, mas a demanda por APs de telefonia móvel de última geração foi relativamente estável. A receita da empresa atingiu US$ 9,38 bilhões, ou 45% de crescimento ano a ano.

A Nvidia se beneficiou da aplicação expandida de GPUs em data centers para expandir a participação na receita desta categoria de produtos além da marca de 50% para 53,5%, compensando a queda de 13% em relação ao ano anterior em seus negócios de aplicativos de jogos, elevando a receita total para US$ 7,09 bilhões, embora anual taxa de crescimento tenha desacelerado para 21%.

A AMD reorganizou seus negócios após a adição da Xilinx e da Pensando. A receita da divisão incorporada da empresa aumentou 2.228% ano a ano. Além disso, seu departamento de data center também deu uma contribuição considerável. A AMD registrou receita de US$ 6,55 bilhões, alcançando um crescimento de 70% ano a ano, o maior entre os dez primeiros.

O desempenho de vendas da Broadcom em soluções de semicondutores permaneceu sólido e a demanda por serviços em nuvem, data centers e redes é bastante forte. A carteira de pedidos de compra da empresa ainda está aumentando com a receita do segundo trimestre de 2022 atingindo US$ 6,49 bilhões, uma taxa de crescimento anual de 31%.

Considerando os players taiwaneses, a MediaTek manteve o crescimento nos setores de telefonia móvel, smart edge e circuitos integrados de energia, mas foi sufocada por vendas lentas de telefones celulares de marcas chinesas. A receita foi de US$ 5,29 bilhões, um aumento de 18% ano a ano.

A Novatek, cujos produtos consistem principalmente em circuito integrados de display driver, foi impactada pela queda na demanda de painéis e produtos de consumo. Sua receita caiu para US$ 1,07 bilhão, ou um declínio de 12% em relação ao ano anterior. A Novatek é uma das duas empresas no top 10 do ranking com tendência de queda de receita no segundo trimestre de 2022.

O portfólio de produtos de rede da Realtek teve um bom desempenho, a demanda por Wi-Fi permaneceu estável, mas a empresa ainda foi afetada pelo fraco desempenho nos mercados de consumo e computadores. A receita da empresa foi de US$ 1,04 bilhão e a taxa de crescimento anual desacelerou para 12%.

A expansão do portfólio de produto de data center da Marvell foi bem-sucedida e a receita da empresa aumentou trimestralmente por nove trimestres consecutivos. A receita do segundo trimestre atingiu US$ 1,49 bilhão, ou um aumento de 50% ano a ano.

A receita da CIS representa 80% do negócio de design de semicondutores da Will Semiconductor e 44% são  usados em smartphones. Atingida pelos bloqueios da China e pelas más condições do mercado de telefonia móvel, a receita total caiu para US$ 690 milhões, um declínio de 16% em relação ao ano anterior e a maior queda de receita entre os dez primeiros. O estoque da empresa chegou a subir 108% ano a ano, a maior entre as empresas do ranking.

A Synaptics voltou ao 10º lugar após uma ausência de vários trimestres. Além das contribuições da aquisição do DSP Group, a empresa também se concentrou no desenvolvimento de um portfólio de produtos de ponta, incluindo TDDI automotivo, dispositivos sem fio, VR e interface de vídeo, elevando a receita de negócios de IoT para uma participação de 70%, com a receita atingindo US$ 480 milhões, um crescimento anual de 45%.

A TrendForce indica que, embora a maioria das design houses de circuitos integrados tenha mantido o crescimento anual da receita no segundo trimestre, devido à incerteza econômica geral e às más condições do mercado de eletrônicos de consumo, as taxas de crescimento diminuíram significativamente e os altos níveis de estoque se acumularam gradualmente.

Passando para o segundo semestre de 2022, o estoque downstream não foi efetivamente eliminado. As design houses de circuitos integrados terão dificuldades em manter o crescimento da receita devido a um período base anterior alto e condições de mercado ruins. Os circuitos integrados para o mercado de consumo também precisam de vários trimestres para regular as vendas diárias de estoque e realizar a redução de estoque. A taxa de crescimento anual do estoque deve evitar aumentar novamente a diferença com a taxa de crescimento anual da receita e isso se tornará um desafio para design houses de circuitos integrados testarem suas estratégias para desenvolvimento de novos produtos, planejamento de produção e vendas de produtos. (Franco Tanio)

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