Abimaq anuncia apoio incondicional à aprovação da medida provisória do saneamento ambiental
A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas (Abimaq) divulgou comunicado à imprensa em que afirma apoio incondicional à aprovação da MP.868/2018, que trata da questão do saneamento ambiental. A medida provisória permitirá a facilitação da participação da iniciativa privada nos serviços de saneamento no país. O relatório do senador Tasso Jereissati, que conta com apoio do governo federal, aprovado dia 7 de maio traz um enorme potencial a este setor que, hoje, deixa de atender a mais de 100 milhões de brasileiros, e condena à morte cerca de 6.000 recém-nascidos por ano.
De acordo com a Abimaq, com a abertura do mercado (atualmente 94% concentrado por empresas públicas) será possível atrair investimentos da ordem de R$ 60 bilhões por ano – contra cerca de R$ 10 bilhões investidos atualmente. Este volume de recursos será suficiente para, até 2033, universalizar o saneamento básico no Brasil, gerando mais de 700 mil empregos.
“Entendemos que a universalização deste serviço trará dignidade à população carente além da melhora da saúde”, diz o comunicado à imprensa.
A medida seguirá agora para o Plenário da Câmara, e depois ao Plenário do Senado.