Com recursos de R$ 110 milhões, PotencializEE apoiará PMEs paulistas na busca da eficiência energética
O Programa PotencializEE-Programa Investimentos Transformadores em Eficiência Energética na Indústria, que será lançado nesta quarta-feira, 8 de setembro, pelo Senai-SP, Ministério de Minas e Energia e GIZ, é destinado a apoiar pequenas e médias empresas do estado de São Paulo, em medidas de eficiência energética. O programa prevê a oferta de suporte técnico e crédito acessível. Para tanto, estão previstos 18.355.347 de euros ou cerca de R﹩ 110 milhões.
O PotencializEE é um Programa de Cooperação Brasil-Alemanha, liderado pelo MME e coordenado por meio da GIZ (Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), Agência Alemã de Cooperação Internacional. Conta com recursos do Ministério Alemão do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha e da União Europeia. A iniciativa é uma contribuição das duas instituições para a Nama Facility, um mecanismo de financiamento que tem como objetivo ajudar países em desenvolvimento e economias emergentes em seus esforços em direção à redução de emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa), contribuindo para o combate às mudanças climáticas.
O programa tem como parceiros estratégicos instituições federais ligadas aos setores de energia, indústria e financeiro. No âmbito federal, os parceiros são o MME (Ministério das Minas e Energia), ME (Ministério da Economia) e EPE (Empresa de Pesquisa Energética). No setor da indústria e energia, participam do programa o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e a Abesco (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia). Entre os parceiros financeiros estão: Desenvolve SP (Banco do Estado de SP) e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).