Metal Mecânica

Comau implementa linha de produção do primeiro SUV da Alfa Romeu

A Comau projetou e implementou uma solução flexível de fabricação da carroceria Body-In-White (BIW) para o novo Tonale, o primeiro SUV Alfa da nova geração. As 20 novas linhas são projetadas para permitir que a fabricante de automóveis monte seu Tonale, SUV de tamanho médio, em uma ordem de produção aleatória de até 4 versões diferentes, mantendo a produtividade desejada. Escalável, a solução inovadora permite que a empresa produza várias marcas na mesma linha, ao mesmo tempo em que permite que expanda a produção no futuro, se e quando for necessário. Além disso, a capacidade da Comau de executar todo o projeto em termos de processos e equipamentos de produção permitiu que a equipe integrada de atendesse aos rigorosos requisitos de uma marca premium, como a Alfa Romeo.

Com a responsabilidade de construir cinco linhas completamente novas e de reequipar 15 linhas existentes para acomodar o novo Tonale, a Comau implantou as linhas de produção em tempo recorde. O chassi SUV é significativamente maior do que o carro compacto para o qual a linha foi projetada originalmente, e a Comau foi desafiada a fazer as alterações necessárias, sem sacrificar a produção de nenhum dos veículos.

Por meio da engenharia simultânea, a equipe projetou uma estratégia de transformação que permitiu à Comau executar a operação de novo ferramental em paralelo com as atividades existentes, de acordo com sua filosofia “ Zero Perda”. A Comau também trabalhou nas linhas durante o tempo de inatividade natural da fábrica, minimizando assim qualquer impacto na produção.

Como parte da abordagem de fabricação enxuta da Comau, a solução de produção automatizada e semi-automatizada é baseada na tecnologia exclusiva ComauFlex, chamada Butterfly devido à sua agilidade e ao uso de robôs suspensos. Esta configuração permite que a Alfa Romeo altere ou modifique um modelo específico de veículo, ajustando o ferramental do robô, e não a disposição dos próprios robôs. Além de proteger a escalabilidade do investimento inicial do cliente. Essa solução foi projetada para permitir a introdução de novos modelos no futuro por uma fração do investimento inicial.

Em resumo, o sistema completo apresenta 468 robôs de soldagem, 148 dos quais são completamente novos e 320 retirados de linhas existentes. A Comau também utilizou ferramentas de simulação avançadas durante todo o período de desenvolvimento, garantindo melhor qualidade do produto e maior produtividade.

Além de permitir que a Alfa Romeo realize processos complexos na Funilaria com extrema precisão, a solução projetada pela Comau inclui a montagem completa da carroceria BIW, do início ao fim. Com a ajuda de três sistemas de visão diferentes para auxiliar a separação e o posicionamento automatizado de peças, os robôs soldam, fixam e executam outras atividades, incluindo a aplicação do adesivo semi estrutural nas peças e o corte a plasma durante as atividades de final de linha. Ao todo, o processo envolve cerca de 2.800 pontos de soldagem para cada modelo.

Com um volume de produção significativo, a Alfa Romeo pode contar com economias substanciais em termos de tempo, custos de longo prazo e eficiências de produção. Além disso, como a solução é um sistema totalmente modular construído em torno de produtos standard que são combinados dentro de uma estrutura de design expansível, a empresa pode expandir rapidamente seu ambiente de fabricação com impacto limitado na produção existente. (foto/divulgação)

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