Demanda por MLCCs segue baixa no mercado global

O arrefecimento da economia global impactou de forma significativa a indústria de MLCC (Multi-layer ceramic capacitor), com remessas de janeiro a abril deste ano totalizando 1,359 trilhão de unidades, de acordo com a TrendForce. Isso representa uma queda de 34% em comparação com o mesmo período de 2021. O impacto do esfriamento da economia global no setor de MLCC é maior que o da pandemia de Covid-19.
Uma demanda instável por pedidos de marcas e ODMs (Original Design Manufacturers) desde o segundo trimestre de 2023, junto com a contínua pressão de preços, forçou os fornecedores de MLCC a controlar a capacidade para manter um equilíbrio entre fornecimento, estoque e preços. Em maio, a taxa média de utilização da capacidade instalada dos fornecedores japoneses foi de 78%, enquanto os fornecedores chineses, taiwaneses e sul-coreanos ficaram em torno de 60-63%. A produção reduzida pode se tornar uma norma de curto prazo, já que a demanda do consumidor continua fraca, diz a TrendForce.
Os novos lançamentos de smartphones da Huawei, Honor e Oppo no segundo trimestre não conseguiram impulsionar efetivamente o consumo do mercado doméstico da China, levando as marcas a adotar uma abordagem mais conservadora para promover novos produtos.
No segmento de servidores, as estimativas atuais projetam um declínio anual de 2,85% nas remessas totais para o ano, com possíveis ajustes para baixo. Isso afetará o esgotamento de material para os ODMs, incluindo Inventec, Quanta e Wistron. Os níveis médios de estoque permaneceram altos em 4 a 8 semanas no final de abril.
Os ODMs iniciaram a produção em massa e as remessas da plataforma de CPU Raptor Lake de 13ª geração da Intel para modelos de consumo e negócios em março, coincidindo com o ciclo de substituição de três anos desde a pandemia. No entanto, Quanta e Compal, os dois principais ODMs, registraram embarques de apenas 3,3 milhões e 2,4 milhões de unidades em abril, respectivamente. Comparativamente, durante o mesmo período do ano passado, quando a China estava sob bloqueio e as cadeias de suprimentos foram interrompidas, os volumes de remessa ainda atingiram 3,2 milhões e 2,2 milhões de unidades, respectivamente. Isso destaca a atual demanda fraca no mercado de usuários finais e, combinado com as incertezas econômicas, levou os OEMs a adotar uma perspectiva mais conservadora para o lançamento de novos produtos.
Segundo a TrendForce, anteriormente, o mercado geralmente acreditava que a pressão de estoque era o principal fator que afetava a indústria de MLCC. No entanto, para smartphones, PCs e laptops, que respondem por 30% da demanda de MLCC, os ODMs começaram a ajustar seus níveis de estoque já no terceiro trimestre do ano passado. No segundo trimestre de 2023, eles voltaram gradativamente ao normal, com eventuais pedidos urgentes e curtos de reposição de estoque. No entanto, a demanda geral ainda é fraca devido ao mercado consumidor reticente, resultando em uma demanda baixa e insustentável por MLCCs dos compradores. Em maio, o índice BB (book-to-bill ratio ou índice de pedidos para vendas) do fornecedor MLCC foi de 0,85, apenas um leve aumento de 0,01 em relação a abril, indicando um crescimento de pedidos extremamente baixo.
No terceiro trimestre, embora as marcas e ODMs ainda esperem que a alta temporada tradicional possa estimular a recuperação da demanda, a taxa de crescimento prevista para o volume de pedidos MLCC permanece baixa, dificilmente refletindo o aumento usual esperado durante a alta temporada. Uma exceção notável é a empresa japonesa Murata, que recentemente conseguiu um pedido de componentes para o iPhone 15 da Apple, com estreia prevista para o terceiro trimestre. O volume de pedidos já ultrapassou os números do ano passado, indicando que a Apple está confiante de que o hardware e o software atualizados do iPhone 15 continuarão chamando a atenção do mercado consumidor. (Franco Tanio)