M 8K da AMCM é uma das maiores impressoras 3D de fusão em leito de pó já construídas no mundo
A Sintavia, LLC, OEM de componentes habilitados aditivamente no setor aeroespacial e de defesa, anunciou que assinou uma carta de intenções com a AMCM GmbH de Starnberg, Alemanha, para se tornar o cliente de lançamento nos EUA da impressora M 8K, uma das maiores impressoras 3D de fusão em leito de pó já construídas. Com 820 x 820 x 1.600 mm e oito lasers nLight AFX-1000, a M 8K adquirida pela Sintavia representa um enorme salto em produtividade e liberdade de design quando comparada a impressoras menores. A entrega da primeira M 8K norte-americana à Sintavia deverá ocorrer no início de 2025.
“Quem diz que não há economia de escala em manufatura aditiva, não está utilizando uma impressora grande o suficiente”, diz Brian Neff, fundador e diretor executivo da Sintavia. “Com mais de um metro cúbico de deslocamento e oito lasers nLight de última geração, a nova M 8K da Sintavia não apenas irá permitir a concepção e a impressão de componentes muito grandes e complexos, mas também irá reduzir drasticamente o preço unitário em unidades menores. Em nossa experiência, há um aumento exponencial no uso do design de produto quando as dimensões da câmara de construção aumentam linearmente, sendo que a M 8K tem a maior câmara de construção de todas.”
“Durante os últimos seis anos, foi um prazer trabalhar junto com Brian e sua equipe, à medida que, coletivamente, expandimos os limites para máquinas maiores e mais rápidas em todo o setor aeroespacial e de defesa”, diz Martin Bullemer, diretor geral da AMCM GmbH. “É natural que a primeira M 8K na América do Norte, e a primeira em qualquer lugar com um eixo Z estendido, vá para a Sintavia. “Estamos na expectativa de trabalhar com a equipe da Sintavia para ver como aplicam esta tecnologia revolucionária.”
A Sintavia opera atualmente um conjunto de dezessete impressoras AMCM e EOS GmbH, incluindo duas impressoras M 4K adquiridas em 2021. A arquitetura M 8K está baseada na plataforma M 4K, que por sua vez esteve baseada na arquitetura da impressora multilaser EOS M400-4 de grande sucesso. A AMCM lançou oficialmente a M 8K em setembro de 2023 com o ArianeGroup como cliente de lançamento na Europa. O ArianeGroup, uma joint venture entre a Airbus e a Safran, irá usar a primeira M 8K, quando chegar no início de 2025, para imprimir uma grande câmara de combustão para seu motor de foguete Prometheus. É esperado que a M 8K da Sintavia seja operada com uma liga de níquel.