Normas ISO são essenciais para a manufatura conectada e colaborativa
Para fomentar um ambiente de trabalho colaborativo em todas as plataformas de usinagem digital e liberar todo o potencial da manufatura digital, a Sandvik Coromant sediou evento de quatro dias em seu Centro Sandvik Coromant em Sandviken, Suécia. No evento aberto a um público de áreas de todo o setor de usinagem, foi proporcionada uma oportunidade para representantes da manufatura de todo o mundo se encontrarem, trocarem experiências e obterem informações em primeira mão sobre as normas para a manufatura digital e exemplos de como implementá-las. Entre os participantes estavam Scania da Suécia, Seco Tools, Sandvik, SIS, Chalmers and KTH, TDM Systems, Zoller e Walter Tools da Alemanha, Boeing Company, Lockheed Martin, Step Tools, Mastercam e Nist dos EUA e Etri e Kriso da Coreia do Sul. Os participantes assistiram a demonstrações ao vivo para mostrar como a adoção de normas pode facilitar processos de manufatura conectados e colaborativos.
É um momento pertinente para considerar as normas digitais. De acordo com a MarketsAndMarkets, o tamanho do mercado gêmeos digitais global foi avaliado em US$ 3,1 bilhões em 2020 e está projetado para atingir US$ 48,2 bilhões em 2026. É um crescimento anual esperado de 58%. A forma como os fabricantes projetam, implementam e trabalham com máquinas está mudando, com tanta atividade sendo hospedada no mundo digital quanto no mundo físico. Para oferecer conselhos sobre as melhores práticas de abordagem de novas tecnologias, como gêmeos digitais, o comitê ISO de dados industriais desenvolveu quase 800 normas que abrangem o gerenciamento do ciclo de vida de produtos para tudo, desde os setores de energia e aeroespacial até os produtos domésticos do dia a dia.
Em particular, o comitê trabalhou para desenvolver várias normas que apóiam o uso de dados de processo na manufatura. Há várias décadas, a Sandvik Coromant oferece sua experiência para o desenvolvimento, teste de casos de uso e avaliação dessas normas. Elas incluem ISO 23247, ISO 10303 (Step) e ISO 13399.
A ISO 23247 suporta a criação de gêmeos digitais para diversos elementos envolvidos na fabricação de peças, incluindo a peça a ser fabricada, os requisitos de engenharia (CAD), o processo de manufatura (CAM) e os equipamentos necessários, como as máquinas-ferramentas, ferramentas de corte e dispositivos de manuseio de peças. O uso de gêmeos digitais nos sistemas de manufatura suporta a criação mais rápida e eficiente de melhores produtos e o uso mais eficiente do equipamento.
A ISO 10303-238 (AP238), conhecida como a norma Step-NC, complementa a norma ISO 6983 código M e G com uma linguagem associativa que conecta os dados de projeto CAD usados para determinar os requisitos de usinagem para uma operação com os dados de processo CAM que atendem esses requisitos. Além disso, a ISO 10303-242 (AP242) é uma norma abrangente para o gerenciamento de modelos de projeto 3D. Por último, a ISO 13399 oferece suporte à troca de dados de ferramentas de corte.
“Trabalhamos com o comitê ISO por muitos anos, sempre com nossos clientes em mente”, disse Helen Blomqvist, presidente da Sandvik Coromant. “Acreditamos que a transformação digital de nossa indústria é para todos e nosso trabalho nessas normas é essencial para nos ajudar a compartilhar conhecimentos e melhores práticas. Tudo se resume em moldar o futuro da usinagem juntos e as normas ISO serão fundamentais para apoiar nossos clientes agora e no futuro.”
Sediar o evento foi apenas uma parte da agenda digital da Sandvik Coromant. “O evento de junho facilitou muitas discussões frutíferas”, disse Bengt Olsson, especialista em Informações sobre o Produto da Sandvik Coromant. “Nosso objetivo é educar toda nossa rede global de parceiros e clientes sobre a importância dessas normas e destacar exatamente como elas podem influenciar a próxima geração de manufatura. Elas são mais do que apenas orientação, elas são a solução para a Indústria 4.0.”