Metal Mecânica

Retificadoras Junker otimizam processos com tecnologia de gêmeo digital

 

 

 

 

A fusão entre máquina real e virtual gera um sistema geral inteligente, com o qual é possível realizar diversos prognósticos a respeito de propriedades e comportamentos operacionais, desde o início, no processo de elaboração do projeto e produção, durante o comissionamento da máquina e, mais tarde, no ciclo de vida útil do produto. A paridade digital das retificadoras Junker constitui uma representação virtual da instalação real e possibilita um intercâmbio de dados abrangente entre o mundo virtual e o real.

 

 

A paridade digital (gêmeo digital) representa a retificadora no mundo digital. Ela é composta por dados e algoritmos e pode ser acoplada ao mundo real através de sensores e sistemas de comando e serve como base da Indústria 4.0, simulando o comportamento e as propriedades da retificadora no mundo real, desde o processo de desenvolvimento. Graças a conexão com dados reais, como posições da máquina e condições ambientais, a paridade virtual permite a execução de simulações complexas. Com isso será possível planejar, otimizar e adaptar processos posteriores.

 

 

Durante a fase de projeto, a paridade digital permite a implementação e testes de requisitos complexos de produtos sem demorados e dispendiosos protótipos. Além do mais, são possíveis testes de software sem riscos, otimizações dos programas de retificação e a aprovação do processo de usinagem muito antes da máquina ficar pronta. Fica consideravelmente mais simples o intercâmbio com fornecedores e com o cliente com relação aos processos nas retificadoras da Junker, processos esses que muitas vezes são dotados de uma enorme complexidade. As interfaces para automação, ambientes de software e linhas de produção completas são verificadas logo na fase preliminar, permitindo detectar possíveis impedimentos.

 

 

As vantagens em termos de tempo na fase de desenvolvimento e produção são complementadas pela otimização do projeto da planta e do processo ainda antes da produção da retificadora. Uma colocação em funcionamento sem problemas graças a simulações e otimizações prévias e um treinamento simples aceleram ainda mais o processo de produção das retificadoras da empresa. Os processos operacionais e de usinagem dentro da máquina são otimizados e isentos de erros desde o início graças a paridade digital. Posteriores modernizações e atualizações, poderão ser planejadas e executadas de modo eficiente e otimizadas com base na máquina virtual.

 

 

BENEFÍCIOS – Processos podem ser antecipadamente definidos e iniciados.

 

Prognósticos relevantes a respeito de propriedades, desempenhos e comportamentos operacionais das máquinas.

 

Prazos de desenvolvimento e entrega reduzidos, bem como economias de custo em produtos novos e recondicionamentos de máquinas.

 

Testes de software sem riscos e simulação de modificações.

 

Otimização e aceleração de todo o processo de engenharia.

Aprovação preliminar digital e treinamento simplificado para o cliente.

 

Coordenação com fornecedores mais simples e rápida.

 

Otimização da comunicação com o cliente graças a visualização de conceitos de automação e processos operacionais.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo