Telas AMOLED se tornam padrão na indústria de smartphones
As remessas globais de telas AMOLED ((Active Matrix Organic Light Emitting Diode, na sigla em inglês) para smartphones deverão ultrapassar 840 milhões de unidades em 2024, refletindo um crescimento de quase 25% desde 2023. Com os principais fabricantes de smartphones adotando cada vez mais a tecnologia AMOLED, são previstas que as remessas ultrapassem 870 milhões de unidades em 2025, representando um aumento anual de 3,2%, de acordo com as projeções mais recentes da TrendForce.
Tradicionalmente, os fabricantes sul-coreanos dominam a cadeia de fornecimento de telas AMOLED. No entanto, nos últimos anos, os fornecedores chineses aumentaram a sua produção de telas AMOLED flexíveis, garantindo um fornecimento consistente para atender à crescente procura do mercado. Além disso, essas empresas chinesas têm firmado parcerias com marcas de smartphones, o que levou a um aumento notável no uso de telas AMOLED em smartphones, passando de 51% em 2023 para 56,9% em 2024. A TrendForce diz que esta taxa de penetração deverá crescer em 2% a 3% a cada ano – atingindo potencialmente 68% até 2028 – estabelecendo assim os telas AMOLED como o display padrão na indústria de smartphones.
Os fabricantes de telas coreanos atendem principalmente a Apple e a Samsung, com suas remessas para outras marcas diminuindo anualmente, oferecendo principalmente quantidades limitadas de telas AMOLED rígidos. Por outro lado, os fabricantes de telas chineses registraram um aumento consistente nas remessas de telas AMOLED. A BOE emergiu como o principal fornecedor de telas AMOLED para smartphones na China, com projeções indicando que as remessas atingirão aproximadamente 130 milhões de unidades este ano.
Juntamente com fortes parcerias com marcas locais de smartphones, a BOE tem aumentado progressivamente as suas remessas para a Apple, tendo passado com sucesso no processo de validação da próxima série do iPhone 16 em 2024 e está se prepararando para a produção em massa conforme planeado. Esta conquista destaca que, após anos de desenvolvimento, os produtos e a tecnologia do BOE estão lentamente ganhando reconhecimento de grandes marcas internacionais como a Apple, abrindo potencialmente portas para uma maior inclusão nas futuras ofertas da Apple.
Outros fabricantes de telas AMOLED para smartphones estão experimentando um rápido crescimento, indica aTrendForce. Graças às vendas robustas dos modelos mais recentes da Huawei em 2024, a Visionox deverá atingir vendas de 80 milhões de unidades. Além disso, tanto a Tianma como a CSOT começaram a aumentar as suas remessas de telas AMOLED para smartphones este ano, com uma forte possibilidade de superar os seus recordes anteriores.
A projeção é que os fabricantes de telas chineses representarão 47,9% das remessas globais de telas AMOLED para smartphones em 2024. Em 2025, a previsão é que as suas remessas totais excedam as dos sul-coreanos, alcançando uma participação no mercado global de 50,2%. (Franco Tanio)