Metal Mecânica

Trumpf apresenta nova solução baseada em inteligência artificial que aprimora o desempenho de puncionadeira

A Trumpf desenvolveu uma solução baseada em inteligência artificial (IA). Trata-se da the “Runability Guide”, cuja versão inicial da tecnologia será apresentada na Intech, feira da companhia que será realizada nas instalações em Ditzingen, na Alemanha, de 9 a 12 abril de 2024.

 

A “Runability Guide” ajuda os trabalhadores da produção a operar a puncionadeira a laser TruMatic 5000, de alto desempenho, com mais rapidez e facilidade. Atualmente, ao utilizar a máquina para produzir um novo pedido com uma nova geometria ou a partir de novos materiais, os usuários devem testar individualmente o programa da máquina. Isso resulta em tempo ocioso da máquina, que pode aumentar rapidamente, especialmente com máquinas totalmente automatizadas que produzem muitas peças diferentes.

 

Com a tecnologia “Runability Guide”, de software suportado por IA da Trumpf, os usuários podem evitar tempos de inatividade de até 20 minutos durante a execução no sistema. Com base em vários modelos de avaliação, o novo assistente de execução mostra, para cada novo trabalho, se a TruMatic 5000 pode produzir peças diretamente ou se será necessária intervenção manual.

 

“Nossa “Runability Guide” oferece às empresas uma vantagem em produtividade e competitividade”, afirma Jonathan Eberle, líder de Projeto do Departamento de Desenvolvimento da Trumpf. “Isso não apenas economiza tempo, mas também significa que eles podem usar as habilidades dos funcionários para outras tarefas que criam valor ou para treinar novos funcionários.”

 

Quando uma máquina produz peças automaticamente, podem ocorrer problemas. Por exemplo, uma máquina automatizada pode não conseguir remover a peça de forma limpa do esqueleto de sucata. O resultado é um tempo de inatividade da máquina até que um funcionário da produção remova manualmente a peça do interior da máquina e reinicie o processo. A remoção da peça sem interromper o processo depende, entre outras coisas, de sua geometria e de como as pinças estão posicionadas na peça.

 

Neste caso, a “Runability Guide” verificará, por exemplo, o quanto a peça irá deformar como resultado da força gravitacional durante a remoção e, assim, possivelmente causar o travamento do processo. Se um valor limite predefinido for excedido, o software marca a área correspondente em vermelho. Isto significa que os usuários podem ver imediatamente quais são as partes de um trabalho que requerem atenção. Além de analisar possíveis problemas, o software também recomenda quais trabalhos são adequados para o turno noturno. “Normalmente, um especialista teria que avaliar a geometria da peça juntamente com o material, a espessura da chapa e outros fatores”, diz Eberle. “Mas nossa solução usa IA para tomar essa decisão e também aprende no trabalho para problemas futuros.”

 

EM SEGUNDOS – “Runability Guide” utiliza vários modelos para determinar a complexidade de uma peça. Para isso, os engenheiros de desenvolvimento da Trumpf fazem continuamente o “upload” do conhecimento dos especialistas em produção para a nuvem. Além disso, o software utiliza simulações físicas e IA para identificar possíveis problemas em cada uma das etapas do processo.

 

A solução também funciona com dados de máquinas de usuários do TruMatic 5000. Isso permite fazer inferências sobre possíveis problemas durante o processamento. “Depois que todos os modelos forem usados ​​para avaliar o trabalho, a solução entrega sua avaliação”, explica Eberle. “Dependendo da peça, isso levaria até uma hora com modelos clássicos de simulação física. Mas, ao utilizar a IA, podemos acelerar significativamente este processo, o que significa que os nossos clientes podem utilizá-lo virtualmente em tempo real.”

 

Para empresas que adquirem a TruMatic 5000, a “Runability Guide” está incluída – desde que disponibilizem os dados de sua máquina para a Trumpf. “Ao contrário do software convencional, os usuários começam com apenas um pequeno escopo de funções”, diz Eberle. “Seus dados de produção nos ajudam a melhorar continuamente a solução, o que, por sua vez, beneficia nossos clientes. Este é o tipo de nova abordagem de desenvolvimento que precisamos para gerar valor a partir do uso de dados e IA na produção.”  (foto/divulgação)

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios