Metal Mecânica

Tupy apresenta resultados positivos no primeiro trimestre de 2020

A Tupy obteve no primeiro trimestre de 2020 lucro bruto de R$192,6 milhões, um crescimento de 12,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, com margem de 17,6% ante 13,4% no primeiro trimestre de 2019. Também houve crescimento de 38,5% no lucro operacional em comparação com o mesmo período do ano anterior.

 

“A Tupy tem passado por um processo de transformação e ganhos de eficiência. Desde o início de 2019, temos renovado os produtos da companhia e os resultados do primeiro trimestre permitem enxergar os efeitos da combinação de iniciativas que vem sendo adotadas por uma estrutura organizacional revigorada, como os projetos implementados pelas áreas operacionais e de compras”, explica Fernando Cestari de Rizzo, CEO da Tupy.

 

O Ebitda ajustado também foi positivo, com crescimento de 20,2%, e margem de 15,1% (aumento de 440 pontos-base em comparação com primeiro trimestre de 2019), atingindo R$164,6 milhões.

 

Em relação ao lucro líquido, houve prejuízo de R$207,5 milhões, ocasionado por itens não operacionais, como impairment de ativos intangíveis, marcação a mercado de instrumentos derivativos e créditos a receber e variação cambial sobre impostos diferidos das operações no México, sem efeito caixa.

 

As vendas foram afetadas, principalmente, a partir da metade de março, pela redução dos pedidos no Brasil e exterior ocasionada pela pandemia de Covid-19 – diversos clientes paralisaram suas unidades produtivas ao longo do mês com o intuito de proteger seus funcionários.

 

Ainda assim, houve aumento da participação de produtos e serviços com alto valor agregado. A carteira do segmento de Transporte, Infraestrutura & Agricultura foi constituída por 25% de produtos, parcial ou totalmente usinados (contra 23% no primeiro trimestre de 2019) e a distribuição por tipo de material aponta para 23% de volume de produtos em ferro vermicular (CGI) – no primeiro trimestre de 2019 esse percentual foi de 20%.

 

A companhia encerrou o trimestre com posição de caixa de R$1,4 bilhão, com aumento de R$524,9 milhões em relação a 31 de dezembro de 2019, impactado pela captação de empréstimos bancários e variação cambial sobre o caixa em moeda estrangeira.

 

“Iniciamos 2020 com excelente desempenho e, mesmo com o impacto da pandemia nas três últimas semanas de março, concluímos o período com grandes avanços em indicadores de eficiência, resultado de um sistema de produção flexível e uma estrutura de custos preparada para se adaptar rapidamente às oscilações da demanda. Apesar das incertezas do cenário atual, observamos sinais positivos da economia americana e de setores aos quais temos exposição relevante, que devem se materializar a partir do terceiro trimestre. Além disso, entendemos que o momento atual vai levantar discussões importantes sobre as prioridades de investimento em todo o mundo, tais como, saneamento básico, estrutura hospitalar, acesso à água potável, alimentação e moradia de qualidade. Setores diretamente atrelados às soluções desenvolvidas pela Tupy”, conclui o CEO.

 

COVID-19 – No final de março, após decidir que profissionais dos grupos de risco e mães com filhos menores de 10 anos permanecessem em casa, a Tupy concedeu férias coletivas por 10 dias, a fim de preservar a saúde de todos os funcionários e preparar as configurações dos fluxos produtivos, transporte fretado e áreas comuns pra garantir prevenção e retorno seguro às atividades, em acordo com as recomendações dos órgãos de saúde.

O cuidado com os funcionários se estende também à comunidade. A Tupy liderou junto às entidades empresariais e governo de Joinville (SC) a montagem do Centro de Triagem Covid-19 em suas instalações esportivas. O local é referência no município para o primeiro atendimento à população que apresentar os sintomas do novo coronavírus. O centro possui 20 consultórios e capacidade de consulta de até 150 pessoas por hora.  O atendimento é gratuito.

 

Além de doar centenas de equipamentos de proteção individual (EPI) no Brasil e no México, a companhia está fabricando macas e disponibilizando seu time para fazer a manutenção de equipamentos hospitalares.

 

“Adotamos rapidamente medidas de gestão de crise, com redução de custos e ampliação da liquidez, sendo que nossa situação financeira se encontra em níveis bastante saudáveis. Aderimos também às medidas de redução de jornada promovidas pelo governo, a fim de preservarmos nossos talentos e nos prepararmos para a retomada. Neste momento, nosso foco está direcionado ao bem estar dos nossos funcionários, no atendimento aos nossos clientes e geração de caixa. Entendemos que a nossa governança diferenciada, disciplina financeira e atributos tecnológicos nos permitirão prosperar no cenário pós-pandemia”, explica de Rizzo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios